23.10.06

História dos Hot Rods - parte 2


Para exibir seus velozes carros nos lagos, os pilotos competiam numa primitiva forma de drag race.
No começo a organização era muito ruim, as primeiras corridas típicas dos anos 30, eram semi-organizadas. Um grupo se unia, arranjava cronômetros, aceitava inscrições e a corrida acontecia.



Mas ela ficou muito popular e, à medida que mais carros apareciam, ficava perigoso, pois colisões começaram a acontecer. Eles alinhavam uns 10 carros por prova com o pace-car na ponta e largavam em movimento em uma pista de 5 Km. Se você saísse na frente conseguia ter visibilidade, senão ficava dentro da poeira e corria o risco de colidir.
Em 1937 cinco clubes de hot rods formaram o STCA – South Califórnia, para dar ordem ao caos. Rapidamente os membros do STCA criaram novos procedimentos de segurança e elevaram o esporte a um nível profissional.
Em 1932, antes do Ford Bigode se tornar o mais popular nos lagos, a Ford introduziu um motor mais veloz, o V8. O motor levantou ondas nos lagos secos. A nova combinação de motor do Ford Roadster era ideal para correr. Original de fábrica, tinha mais cavalos de força e inovações que o tornariam o carro base ideal para corredores de hot rods, pois além disto, possuía um ótimo chassis onde não eram necessárias muitas modificações. Com um preço acessível, ótimo visual e já sem pára-lamas, era perfeito.




A evolução do esporte de hot rods teria que esperar, pois após a grande depressão, quando os EUA ainda rumavam para a recuperação, a guerra estourou pelo mundo.
Os corredores dos lagos voltaram suas atenções de roadsters envenenados para jipes e tanques. A idéia de corridas futuras ajudou muitos a superar os 4 anos seguintes. Após a guerra, muitos voltaram com o sentimento de recuperar o tempo perdido. Para alguns, isso significava voltar a caçar a velocidade automotiva. Eles levaram os hot rods a um novo nível.



(continua)

Um comentário:

Anônimo disse...

exterior window shutters, contractors and manufactures of all shapes and sizes of shutters. From New York to Los Angelos we will help you find shutters for your home. Give your windows Old World appeal with Standard Double Panel Vinyl Shutters. Each shutter has a charming segmented design featuring two raised panels. Some double panel shutters are molded with precision in vinyl, a material that will bring you years of use and easy maintenance. These Custom window shutters are available in standard sizes and beautiful colors to enhance your home. http://nyshutters.rgcont.com/

Related Posts with Thumbnails